top of page
Foto do escritorClaudio Marcos

Aguarde na Fila: uma experiência breve, mas única!

Claudio Marcos, colunista da Especular










Quando pensamos em jogos indies, pensamos em coisas simples, mas feitas com carinho. Afinal, fazer um jogo demanda tempo e investimento; logo, quem tem pouco dos dois deve fazer valer a pena, e tive o prazer de experimentar um incrível jogo feito com dedicação por um desenvolvedor independente.


O jogo "Aguarde na Fila" literalmente retrata uma fila e nada além disso, igual àquela fila que todo mundo já teve que ir... à de um mercado; à de um banco ou à de uma padaria. Todo mundo que enfrenta uma fila pensa um pouco sobre a vida; talvez até jogou conversa fora com uma pessoa legal. Mas aquele pequeno momento de espera, que às vezes é chato, aqui neste jogo é tudo. Um momento de espera que representa toda a imaginação e a criatividade que o desenvolvedor pôde colocar em pixels.


"Aguarde na Fila" foi feito por Bruno Cesar, desenvolvedor independente de jogos e estudante de análise de sistemas. Sendo apaixonado por criar e programar jogos, os jogando desde a infância, cultivou desde cedo seu sonho de publicar jogos. Nós, da Especular, tivemos o prazer de conversar com Bruno, que nos contou um pouco sobre o que queria ao criar um jogo que se passa numa fila, literalmente. Uma ideia que à primeira vista soa peculiar. Bruno também nos contou sobre suas vontades, ideias e sobre seu sonho de fazer jogos:


"É um prazer imenso estar aqui na Especular, e estou muito feliz por escreverem sobre um projeto meu que fiz com tanto carinho. Tenho videogames como meu principal passatempo desde criança e estou fazendo jogos há 5 anos agora. Não pretendo parar tão cedo. Sou completamente apaixonado por esta área. Tive a inspiração para fazer o jogo "Aguarde na Fila" num dia em que eu estava refletindo sobre o que faz um bom jogo. Vieram à minha mente dezenas de jogos que contam histórias sobre grandes heróis em suas aventuras em mundos distantes. Foi aí que decidi me desafiar a fazer o contrário: um jogo pequeno e pessoal sobre uma história que qualquer um diria ser banal.


Escolhi uma situação pela qual imagino que todos nós já tenhamos passado: aguardar numa fila. Quem pode dizer que já jogou um jogo sobre aguardar numa fila? Acho que tem várias situações do nosso dia a dia que dariam boas histórias. O mundo de hoje é tão louco que as pessoas vivem à mil, vivem estressadas e com pressa. Eu pude comentar sobre isso no jogo e compartilhar um pouco da maneira como eu enxergo o mundo e alguns dos pensamentos doidos que cruzam minha mente. É muito gratificante poder fazer isso por meio de jogos. Eles são minha arte, então muito obrigado por jogar."


Para quem se interessou pelo jogo Aguarde na Fila, pode jogá-lo gratuitamente no link abaixo: https://suninho.itch.io/waiting-in-line


E para aqueles que estão lendo, espero que possam continuar acompanhando nossa coluna sobre Jogos, que possam se sentir acolhidos e inspirados com o que escrevi e ainda escreverei sobre essa arte que tanto amo e que tantas outras pessoas também amam. Este é o primeiro texto desta coluna e ele não poderia ser mais especial. Apenas um jogo especial faria sentido estrear um momento especial. Jogos eletrônicos são considerados a décima arte, um meio de se expressar, de trabalhar ideias e de pôr a alma naquilo. Espero que continuem acompanhando os conteúdos da Especular, que são feitos com alma e coração.


Até a semana que vem!


287 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page