MetroidVania é um gênero de vídeo game cuja ideia é ter um mapa vasto, conectado e complexo. O nome veio a partir de jogos como "Metroid" e "Castlevania", duas grandes franquias de jogos que ditaram como muitos jogos iriam ser dali pra frente. Hollow Knight ficou muito conhecido por ser um dos melhores MetroidVanias e, acima de tudo, por ser um jogo Indie, sendo feito por praticamente 4 pessoas e possuir a grandiosidade que possui.
A história do jogo é incrível e repleta de segredos. Tudo que sabemos no começo é que devemos quebrar 3 máscaras, que representam 3 sonhadores, para libertar aquele mundo abandonado: Hollownest. Admito que a minha primeira jogatina me fez largar o jogo após algumas horas, pois eu não conseguia saber para onde ir. Mas percebi que se sentir perdido fazia parte da experiência, pois afinal, o mapa é tão vasto que não há motivo para existir somente um caminho em meio a tanta vastidão. Voltei um tempo depois e comecei a explorar, e me apaixonei completamente. Descobri lugares, ruínas, monumentos com histórias daquele local, inimigos novos, inimigos que não poderiam ser vencidos naquele momento.
Lugares que só podiam ser acessados mais para frente no jogo, quando adquiríssemos alguma habilidade como o pulo duplo ou o dash. Toda vez que eu chegava nesses locais, minha mente salvava aquilo e me dizia "eu AINDA não posso vir aqui, mas eu prometo voltar". E essa é uma linda experiência, se fortalecer no jogo e poder voltar onde você mal conseguia ver para onde dava, e agora podendo ir mais longe, vencendo novos inimigos, conectando o mapa inteiro, percebendo o carinho que tiveram ao criar tudo aquilo, como se fosse um mundo de verdade, talvez até mais vivo do que muitos lugares do mundo real, um mundo com história, problemas, heróis, vilões, construções, tudo feito com os mínimos detalhes, esperando que alguém chegasse até ali, mesmo que fosse só uma pessoa.
Hollow Knight é sobre conexões, tanto a do jogador com o jogo quanto o mundo daquele junto se conectando consigo mesmo.
Me conectei e me senti acolhido, cada música, cada fase, cada chefe, cada momento que eu voltei a um estágio que eu achava que já tinha explorado tudo e descobria uma passagem nova, uma história nova, como pude não me atentar com algo tão bonito? Era tudo que ecoava em minha mente quando eu jogava, eu não estava perdido, eu estava exatamente onde devia estar e o jogo sabia disso de alguma forma.
Incentivo a jogarem Hollow Knight e também a conhecerem outros jogos do gênero MetroidVania, como o próprio Metroid e Castlevania. Conhecer o novo é o que cria conexões fortes e reais. Que sempre possamos nos conectar.
Bem legal o artigo! Resumiu direitinho o que senti jogando.
Deixa eu dar uns 20 centavos: O nome do lugar (peço muitas licenças e desculpas para propor uma correção), "Hallownest" (com "a" ao invés de "o") é um trocadilho muito legal com o próprio tema do jogo. Hallow, significando "sagrado", representa bem a visão do Rei Pálido sobre como ele via o domínio, sendo ele mesmo um deus, nessecaso. O trocadilho vem com hollow (vazio), que é desejado por ser alguém que vai receber as ansiedades e deveres, todos de uma vez, daquele reino e do rei. O sagrado, também, pode ser relacionado com a Radiância, que era vista como a grande deusa pela tribo das mariposas. "hallownest", então, é…